Missão humanitária brasileira chega à Venezuela esta noite

Missão humanitária brasileira chega à Venezuela esta noite

A missão humanitária brasileira enviada à Venezuela tem previsão de chegada ao destino na noite desta sexta-feira (26), segundo o major Anderson Dias, comandante da aeronave KC-390, que está levando a equipe e a carga na ação. Ao todo, a missão em solo venezuelano conta com 44 pessoas e 12 toneladas de equipamentos. O major informou que, após a decolagem de São Paulo, no início desta tarde, e uma parada planejada em Boa Vista, Roraima, para abastecimento, o pouso e desembarque será na cidade venezuelana de Maracay. “O aéreo é um modal que se sobrepõe a esse tipo de dificuldade. Então, quando a gente tem problemas de fluxo logístico, o modal aéreo é uma solução”, explicou o major à imprensa, pouco antes da decolagem, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Missão A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) segue em missão para apoiar a Venezuela, atingida por pelo menos dois fortes terremotos na noite de quarta-feira (24). O número de desaparecidos passa de 40 mil.  Segundo o major, a aeronave opera justamente em cenários de dificuldade e de crise.  “Já participamos da missão de resgate de brasileiros em área de conflito, como na guerra da Ucrânia. Assim que nós tivemos a demanda, fomos lá buscar os brasileiros e repatriá-los”, relatou. “Tivemos missões de combate a incêndio em voo. Foi uma ação muito intensa que realizamos para superar as queimadas. A covid foi um cenário muito importante para a gente, porque essa aeronave foi um ponto de inflexão para o transporte de oxigênio no modal aéreo, e essa aeronave foi certificada para fazer esse transporte”, acrescentou. São Paulo Parte da missão humanitária é formada por 14 profissionais do estado de São Paulo. São 11 bombeiros, dois médicos – que integram o Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) – e um integrante da Defesa Civil, além dos dois cães de busca e salvamento, informou a capitã Karoline, do Corpo de Bombeiros de São Paulo. “É uma equipe que já tem experiências em outros cenários como esse que eles vão encontrar lá, como na Turquia, por exemplo, e o mais recente foi no Rio Grande do Sul. É uma equipe que está indo para dar essa primeira resposta, porque quanto mais rápido chegar, maior é a probabilidade de a gente achar pessoas com vida”, disse a capitã, que trabalhou na organização da missão. Segundo a capitã Karoline, a equipe que compõe a força humanitária está indo na condição de autossuficiência, o que faz com que as autoridades da Venezuela não precisem se preocupar com as necessidades básicas do grupo, como hospedagem e fornecimento de água. “O Brasil está indo autossuficiente, o que significa que ele não precisa ser mais um problema para o país, a gente está indo com todo o material para permanecer lá os 15 dias, a princípio, de forma totalmente autônoma. Ou seja, a gente vai de fato para ajudar esse país”, acrescentou a capitã. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Mendonça vai relatar pedido sobre dinheiro de Vorcaro em Dark Horse

Mendonça vai relatar pedido sobre dinheiro de Vorcaro em Dark Horse

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu que o ministro André Mendonça será o relator de pedido para apurar os pagamentos do banqueiro Daniel Vorcaro para o filme Dark Horse, a cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mendonça também é relator do caso Master na Corte. O caso chegou ao Supremo após o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) solicitar a investigação sobre o pedido de dinheiro feito a Vorcaro pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência da República, para o custeio da produção. Entenda a movimentação Lindbergh enviou o pedido de investigação ao ministro Alexandre de Moraes, por entender que há ligação entre o financiamento do filme e as condutas do ex-deputado Eduardo Bolsonaro para fomentar o tarifaço contra o Brasil. Eduardo é apontado como um dos produtores-executivos do filme.  Moraes é o relator do caso que envolve Eduardo, que, na semana passada, foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão pelo crime de coação no curso do processo. Contudo, Moraes pediu um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), e o órgão entendeu que o caso deve ser enviado a Mendonça, por envolver Vorcaro. Coube ao presidente do STF dar palavra final e fixar que Mendonça será o relator do caso. Dark Horse O filme que retrata a vida política de Bolsonaro ganhou destaque após o site The Intercept revelar que Flávio Bolsonaro pediu dinheiro a Vorcaro para financiar as gravações. Após a divulgação da conversa entre Flávio e Vorcaro, ocorrida em novembro do ano passado, o senador negou ter combinado qualquer vantagem indevida com o banqueiro e disse que os recursos eram privados.  Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Pai revela ao ChatGPT plano de matar o filho para fugir de pensão e acaba preso; entenda

Pai revela ao ChatGPT plano de matar o filho para fugir de pensão e acaba preso; entenda

Um homem de 36 anos foi preso no Espírito Santo após uma investigação revelar que ele planejava matar o próprio filho, de 8 anos, para evitar o pagamento de pensão alimentícia à ex-companheira. O caso veio à tona depois que o suspeito detalhou o plano em conversas com o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial da OpenAI. A prisão ocorreu no último dia 19 de junho, na zona rural de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, apenas um dia antes da data em que o crime seria executado, segundo a Polícia Civil. O caso foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (25). Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), Ícaro Olímpio, o homem utilizava o ChatGPT para relatar seus planos e desabafar sobre a intenção de contratar um pistoleiro para assassinar a criança, com quem não mantinha contato. “Ele enviava mensagens para a inteligência artificial e dizia que estava contratando um pistoleiro para matar o próprio filho, fruto de um relacionamento anterior”, afirmou o delegado. Nas conversas analisadas pelos investigadores, o suspeito também afirmou possuir uma arma de fogo, uma corda e cianeto, substância altamente tóxica que pode provocar morte em poucos minutos. Além do plano contra o filho, as mensagens revelaram que o homem manifestava intenção de promover ataques contra escolas, igrejas e autoridades públicas, com o objetivo de causar o maior número possível de vítimas. A identidade do investigado não foi divulgada. A investigação teve início após o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, identificar o conteúdo das conversas e encaminhar um alerta às autoridades brasileiras no último dia 16 de junho. As informações foram repassadas ao Ministério da Justiça e, posteriormente, à Polícia Civil do Espírito Santo. Segundo o delegado, os dados fornecidos pela empresa responsável pela plataforma de inteligência artificial foram fundamentais para impedir o crime. “Com base no histórico das conversas, tivemos elementos suficientes para agir rapidamente e evitar um crime grave que estava prestes a acontecer”, explicou Ícaro Olímpio. A operação contou com o apoio da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha. O agricultor foi preso preventivamente enquanto saía de casa para trabalhar. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Inicialmente, o suspeito negou a autoria das mensagens, mas, segundo a polícia, as evidências reunidas durante a investigação reforçam a convicção de que os ataques estavam em fase de planejamento. O homem foi autuado pelos crimes investigados, incluindo ameaça, tentativa de homicídio e incitação ao crime. As investigações continuam, e os materiais apreendidos serão submetidos à perícia antes da conclusão do inquérito e do eventual indiciamento. Fonte: www.bnews.com.br

Com estrutura pronta, Pedrão de Lauro 2026 começa nesta sexta-feira (26) –

Com estrutura pronta, Pedrão de Lauro 2026 começa nesta sexta-feira (26) -

Com a estrutura concluída, o Pedrão de Lauro 2026 tem início nesta sexta-feira (26/6), na Praça João Tiago dos Santos, conhecida como Praça da Matriz, no Centro de Lauro de Freitas. A festa segue até domingo (28/6), reunindo grandes atrações musicais, esquema reforçado de segurança, serviços ampliados e uma estrutura preparada para receber milhares de pessoas durante os três dias de evento. O espaço está pronto para receber apresentações de artistas nacionais, regionais e locais, além do tradicional pranchão, que promete animar toda a área da festa. Além do palco principal, toda a infraestrutura do evento foi planejada para oferecer conforto, segurança e comodidade ao público. O espaço contará com banheiros químicos, telões de LED, geradores e modernos equipamentos de iluminação e sonorização, além de portarias de acesso ao circuito da festa. O público também poderá aproveitar a Vila Gastronômica, espaço exclusivo destinado à culinária típica junina e regional, proporcionando mais conforto aos visitantes e melhores condições de trabalho aos comerciantes. Em um verdadeiro cenário de celebração da cultura nordestina, a praça foi transformada com decoração temática inspirada nas tradições juninas, criando um ambiente acolhedor e atrativo para públicos de todas as idades. Referência no calendário cultural da região, o Pedrão de Lauro chega à sua segunda edição consolidando-se como uma das principais festas juninas da Região Metropolitana de Salvador. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE). Fonte: PMLF Navegação de Post

Radioterapia passa a integrar atendimento do Hospital do Oeste e amplia assistência oncológica na região | SECOM

Radioterapia passa a integrar atendimento do Hospital do Oeste e amplia assistência oncológica na região | SECOM

O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões. A unidade amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros. Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans para o Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde.  “Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. A secretária da Saúde, Roberta Santana, lembrou que o Hospital do Oeste completa 20 anos de funcionamento em constante processo de expansão e destacou que a nova entrega consolida a unidade como referência em alta complexidade. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou. A ampliação anunciada pelo Governo do Estado elevará a capacidade do Hospital do Oeste de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, Centro de Ensino e Pesquisa, ressonância magnética, novas emergências e a requalificação da estrutura da unidade. Hoje, o hospital realiza mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de toda a região Oeste. Entre os pacientes e familiares, a entrega foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, acredita que o novo serviço fará diferença para quem enfrenta a doença. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse. Repórter: Tácio Santos/GOVBA Fonte: www.ba.gov.br

Prefeitura divulga esquema especial de mobilidade para o Pedrão de Lauro 2026

Prefeitura divulga esquema especial de mobilidade para o Pedrão de Lauro 2026

Com o objetivo de garantir a segurança viária, a organização do trânsito e a mobilidade da população durante o Pedrão de Lauro 2026, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), preparou uma operação especial para os dias 26, 27 e 28 de junho. O esquema de trânsito será implantado no entorno da Praça João Tiago dos Santos, conhecida como Praça da Matriz, no Centro, onde acontecerá o evento, e contará com restrições de circulação, controle de acesso de veículos, instalação de barreiras seletivas e adequações no sistema viário, para garantir a segurança dos participantes e o ordenamento da mobilidade durante os três dias de festa. As alterações contemplam a proibição da circulação e do estacionamento de veículos no entorno da Praça João Tiago, em ambos os sentidos, no trecho compreendido pelo circuito da festa. A medida estará em vigor das 15h do dia 26 de junho até as 5h do dia 29 de junho. Também haverá restrição de acesso à Rua Romualdo de Brito, por meio da Rua Edvaldo da Silva, Rua Tereza Nogueira de Souza e Travessa Maria da Glória Cirilo, bem como à Praça Martiniano Maia pelos acessos da Travessa Fernando São Santos Correia e da Rua Manoel Silvestre Leite. Para reforçar a organização viária, serão implantadas barreiras seletivas nos dias 26, 27 e 28 de junho, das 17h às 5h do dia subsequente, nos seguintes pontos: Rua Raimundo, Rua Tereza Nogueira de Souza, Travessa Fernando São Santos Correia, Rua Romualdo de Brito (na interseção com a Rua Mucugê com a João Tiago dos Santos) e Praça Martiniano Maia (na interseção com a Avenida Amarílio Thiago dos Santos). Durante o período do evento, a Praça Martiniano Maia (Banco Santander) terá o sentido de tráfego invertido, funcionando em sentido crescente, das 17h às 5h do dia subsequente, nos três dias de evento. O acesso de veículos também será controlado em áreas específicas. O acesso controlado especial (AC-1), destinado a autoridades e bandas, será realizado pela Rua Raimundo, localizada nos fundos da Paróquia Santo Amaro do Ipitanga. Já o acesso controlado para moradores (AC-2) ocorrerá pela Rua Tereza Nogueira de Souza. O acesso controlado (AC-3), destinado a prestadores de serviço, moradores portando comprovante de residência, taxistas e artistas cadastrados, será realizado pela Rua Romualdo de Brito, no trecho entre o antigo Fórum Criminal e a Praça Martiniano Maia, além da Rua Francisco Pereira Franco e da Travessa Maria da Glória Cirilo. Fica proibido o estacionamento de veículos nas vias de acesso controlado durante todo o período do evento, sem prejuízo das demais disposições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O serviço de táxi contará com ponto específico para embarque e desembarque na Praça Martiniano Maia, atrás da sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF). Já o transporte público local realizará o atendimento na Rua José Ernesto dos Santos, conhecida como “Ponto da Marisa”. A prefeitura orienta a população a respeitar a sinalização temporária e as orientações dos agentes de trânsito, contribuindo para a segurança dos participantes, a fluidez do tráfego e o sucesso dos festejos do Pedrão de Lauro 2026. Fonte: informebaiano.com.br

Lula escolhe Teresa Leitão como líder do governo no Senado após saída de Wagner por caso Master

Lula escolhe Teresa Leitão como líder do governo no Senado após saída de Wagner por caso Master

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (25) a nomeação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova líder do governo no Senado Federal. A parlamentar assume o posto em substituição ao senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função na quarta-feira (24). A mudança ocorre após Jaques Wagner ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero, investigação que apura um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. O senador baiano nega qualquer irregularidade. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que Teresa Leitão terá a missão de conduzir as articulações políticas do governo na Casa. “Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, escreveu o presidente. Fonte: informebaiano.com.br

Foragido por homicídio é preso na rodoviária de Poções

Foragido por homicídio é preso na rodoviária de Poções

Um homem de 44 anos, que está sendo investigado por homicídio qualificado, foi preso pela Polícia Civil na tarde dessa quinta-feira (26/06), na rodovia de Poções, no Sudoeste da Bahia. Esse homem foi considerado foragido da Justiça por um crime que cometeu no ano de 2003, em Belém, no estado do Pará. O investigador descobriu que o suspeito estava tentando fugir para a Bahia e havia pegado um ônibus em Feira de Santana com destino a Vitória da Conquista. Após as equipes policiais trocarem informações, o ônibus foi interceptado na rodovia de Poções. A prisão foi feita por equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação, conhecido como (GATTI). O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri de Belém, que é um órgão do Tribunal de Justiça do Pará, o TJPA. O homem foi levado ao Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista (DISEP), onde está preso à disposição da Justiça. Fonte: informebaiano.com.br

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%. O resultado é o menor para o período em toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012. A taxa representa também redução em relação ao trimestre móvel anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), quando estava em 5,8%. Em 2025, o índice do trimestre encerrado em maio era 6,2%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, atingir a mínima histórica para o período indica que “o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”. O levantamento aponta que o país tinha 6,1 milhões de desocupados, patamar considerado estável em comparação ao trimestre móvel terminado em fevereiro (6,2 milhões) e diminuição de 9,3% em relação ao ano anterior, quando eram 6,7 milhões. A população ocupada ficou em 102,7 milhões no trimestre terminado em maio, 0,5% acima do período terminado em fevereiro (mais 558 mil pessoas). PnadA pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, sejam com ou sem carteira assinada, temporárias e por conta própria, por exemplo. Pelos critérios do instituto, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal. RendimentoO rendimento médio mensal do trabalhador ficou em R$ 3.726 no trimestre encerrado em maio, estável em relação ao trimestre móvel anterior (R$ 3.756) e 4% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Os valores são reais, ou seja, já levam em conta a inflação do período. InformalidadeA taxa de informalidade – proporção de trabalhadores informais na população ocupada – foi de 37,3%, o que representa 38,3 milhões de trabalhadores. Um ano antes, o indicador era 37,8%. O IBGE considera informais os empregados sem carteira assinada e autônomos sem CNPJ, por exemplo. Essas pessoas não têm garantidas coberturas como seguro-desemprego, férias e décimo terceiro salário. Contribuição para a previdênciaA pesquisa revelou que 66,6% dos trabalhadores contribuíram para a previdência. Isso equivale a 68,4 milhões de pessoas. Ao contribuir para institutos de previdência, o trabalhador adquire garantias, como aposentadoria, benefício por incapacidade e pensão por morte. O IBGE considera contribuintes os empregados, empregadores, trabalhadores domésticos e por conta própria que tenham contribuído para institutos de previdência oficial federal (INSS ou Plano de Seguridade Social da União), estadual ou municipal. O instituto esclarece que um trabalhador informal (por conta própria sem CNPJ) pode ser contribuinte individual do INSS. Marcos históricosO menor desemprego já registrado pela Pnad foi 5,1% no último trimestre de 2025. A maior taxa já constatada foi 14,9%, atingida em dois períodos: nos trimestres móveis encerrados em setembro de 2020 e em março de 2021, ambos durante a pandemia de covid-19. Fonte: informebaiano.com.br

Bahia enfrenta Montevideo City Torque em amistoso na Arena Fonte Nova

Bahia enfrenta Montevideo City Torque em amistoso na Arena Fonte Nova

O Bahia acertou a realização de um amistoso internacional contra o Montevideo City Torque, do Uruguai, marcado para o próximo dia 4 de julho (sábado), às 11h, na Arena Fonte Nova. O confronto, batizado de Amistoso Internacional 2 de Julho, faz parte do planejamento de intertemporada das duas equipes, que pertencem ao conglomerado do City Football Group. Esse será o primeiro jogo do Tricolor após o recesso da Copa do Mundo 2026 e será um bom teste para o Esquadrão, diante de um adversário internacional. Além do embate contra o Montevideo City, a comissão técnica tricolor programou um segundo amistoso preparatório para o dia 12 de julho, quando o Bahia enfrentará o Fluminense, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A reestreia oficial do Tricolor no Brasileirão acontecerá no dia 17 de julho, diante da Chapecoense. Os ingressos para o duelo internacional na Fonte Nova, que contará com entradas a partir de R$ 20,00 e setores com preços promocionais para famílias. As vendas começam na segunda-feira (29) com o check-in exclusivo para os sócios da modalidade Esquadrão Na Fonte. Na terça-feira (30), as vendas abrem para os planos Esquadrão de Aço e Esquadrão da Sorte, enquanto o público geral poderá adquirir os bilhetes avulsos a partir de quarta-feira (1º de julho). Fonte: informebaiano.com.br

Comissão aprova regras para negociação de dívidas do mercado de energia elétrica – Notícias

Seminário: 18 anos da Lei Seca. Dep. Hugo Leal (PSD-RJ)

26/06/2026 – 14:26   Renato Araújo / Câmara dos Deputados Hugo Leal é o relator da proposta A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria regras para negociar dívidas do mercado de energia elétrica decorrentes de ações judiciais sobre o risco de falta de água nas hidrelétricas. O texto também limita quem pode participar dessa negociação e define como será contado o prazo extra de concessão das usinas. O objetivo é evitar que essa negociação aumente custos para os consumidores. O Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) compartilha, entre as usinas hidrelétricas, os riscos associados à variação da geração de energia, causada por fatores como a seca. Quando uma geradora recorre à Justiça para reduzir ou afastar esses riscos, podem ficar valores pendentes no mercado de curto prazo. A proposta busca aprimorar o mecanismo concorrencial centralizado utilizado para negociar esses valores entre os agentes do setor elétrico. O projeto altera a Lei 13.203/15, que trata da repactuação do risco hidrológico. Pelo texto, fica proibida a participação, como compradores de títulos nesse mecanismo, de titulares de empreendimentos participantes do MRE que recebam benefícios tarifários no transporte de energia elétrica. A restrição também se aplicará a empreendimentos sujeitos ao regime de cotas. Esse regime foi criado pela Lei 12.783/13. Nele, a geradora recebe remuneração pela operação e manutenção da usina, conforme regras do setor elétrico. A proposta também estabelece que o limite de sete anos para extensão do prazo de outorga se aplica apenas ao mecanismo concorrencial. Não serão descontadas eventuais extensões decorrentes de outras normas legais ou regulamentares. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) ao Projeto de Lei 6062/23, de autoria do ex-deputado Gerlen Diniz. Consumidores finaisSegundo Hugo Leal, não se devem prorrogar outorgas que gerem efeitos negativos nas tarifas dos consumidores finais. Para ele, esses efeitos podem ocorrer tanto por causa de subsídios nas tarifas de transmissão e distribuição quanto pela transferência dos riscos hidrológicos dos geradores em regime de cotas às distribuidoras. Leal afirmou ainda que, durante a análise do projeto, foi sancionada a Lei 15.269/25, que restabeleceu a previsão do mecanismo concorrencial. Por isso, segundo o relator, a versão aprovada foi ajustada para complementar a lei com regras sobre prazo de outorga e restrições de participação. Próximos passosA proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Tiago MirandaEdição – Rachel Librelon Fonte: www.camara.leg.br

Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda

Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda

O mercado de trabalho aquecido tem apresentado reflexos em indicadores que vão além da taxa de desocupação. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (26), revelou que o país alcançou a menor taxa de subutilização já registrada. O índice chegou a 13,3% no trimestre móvel encerrado em maio. O recorde de baixa anterior pertencia ao último trimestre de 2025 (13,4%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que iniciou a série histórica da pesquisa em 2012. A Pnad apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja com ou sem carteira assinada, além de temporários e por conta própria, por exemplo. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp O que é subutilização A taxa de desocupação, conhecida popularmente como taxa de desemprego, mostra o percentual de pessoas que procuraram emprego e não encontraram em relação ao total de pessoas na força de trabalho. Até maio, o índice estava em 5,6%. Já a taxa de subutilização é um indicador que mede a parcela da população em idade de trabalhar que não é plenamente aproveitada pelo mercado de trabalho e gostaria de trabalhar mais. De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, o universo de subutilizados não abrange apenas os desempregados, mas, sim, três grupos de pessoas: desocupados: pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa subocupados por insuficiência de horas trabalhadas: quem está disponível, quer trabalhar mais horas, mas não consegue uma ocupação para suprir as 40 horas semanais. força de trabalho potencial: pessoas desalentadas e não desalentadas. Desalentados são aqueles que não procuram uma posição porque acreditam que não vão encontrar. “Acham que não tem emprego na região, ou que são muito jovens ou muito velhos para trabalhar, não esperam ter vaga apropriada para sua qualificação”, exemplifica Kratochwill. Os não desalentados são os que querem trabalhar, estão disponíveis, mas não procuram vaga. Ou procuraram vaga, mas não estavam disponíveis para começar a trabalhar e recusaram o trabalho.   Engenheiro de produção produz gelato em Santarém. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Comportamento da taxa No trimestre encerrado em maio, o número de subutilizados alcançou 15,1 milhão de pessoas. Esse contingente representa recuo de 5,7% no trimestre (menos 920 mil), quando a taxa de subutilização era de 14,1%. No trimestre até maio de 2025, o índice era de 14,9%. Em um ano, 1,9 milhão de pessoas deixaram a condição de subutilizados. “Mostra que o estoque de pessoas, esse colchão de trabalhadores que podem ser absorvidas pelo mercado de trabalho, está diminuindo cada vez mais”, assinala Kratochwill. A maior taxa já registrada na Pnad foi 30,7%, no trimestre até agosto de 2020. “Por causa da pandemia de covid-19”, contextualiza o analista do IBGE. A maior taxa de subutilização antes da eclosão da pandemia (2020) havia sido 25%, no período de três meses até maio de 2019. Na época eram 28,4 milhões de pessoas na condição. Mercado aquecido O analista William Kratochwill reconhece que a taxa de subutilização não é tão popular quanto a taxa de desocupação, “indicador mais fácil de entender e globalmente conhecido”, mas sinaliza que a análise do número é uma forma de sentir o mercado de trabalho aquecido. “O mercado, de fato, está aquecido, está absorvendo toda mão de obra possível”, diz ele, que aponta efeitos potenciais na relação entre trabalhadores e empregadores. “Se está ficando mais escassa, o preço da mão de obra vai ter que subir, as condições de trabalho, de qualidade das ofertas de trabalho têm que melhorar”, conclui. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br