O Vitória chega à reta final do Brasileirão em seu melhor momento na competição. Em 15º lugar, com 42 pontos, o time acumula cinco jogos sem derrota, três deles com triunfo, e pode confirmar sua permanência na Série A já nesta quarta-feira, com uma rodada de antecedência.
Para isso, o primeiro passo é vencer o Bragantino, às 19h, no Estádio Municipal Cícero de Souza. Além do resultado próprio, o rubro-negro precisa de tropeços de ao menos duas das três equipes que vêm logo atrás na tabela: Santos, Internacional e Fortaleza, que também entram em campo no mesmo dia.
O Santos, 16º com 41 pontos, encara o já rebaixado Juventude no Alfredo Jaconi. O Internacional, 17º com 41, visita o São Paulo no Morumbi. O Fortaleza, 18º com 40, recebe o Corinthians na Arena Castelão. Se o Leão vencer e dois desses adversários perderem pontos, abre ao menos quatro pontos de vantagem para o primeiro time do Z-4 e se mantém na elite.
Se os concorrentes diretos também vencerem, a definição ficará para a última rodada. Nesse cenário, o Vitória dependerá apenas das próprias forças: basta derrotar o São Paulo, no Barradão, para confirmar a permanência.
Um empate na rodada final obrigaria o rubro-negro a torcer por tropeços de dois entre Santos, Inter e Fortaleza. O Ceará também pode entrar nessa conta caso não vença o Flamengo nesta quarta.
Com derrota na última rodada, a combinação necessária seria ainda mais restrita. O Vitória precisaria de derrotas de Santos e Internacional ou de uma combinação que inclua tropeços de Fortaleza e Ceará.
O clube também corre risco de terminar a penúltima rodada dentro do Z-4 caso não vença o Bragantino e rivais diretos pontuem. Nesse cenário, chegaria ao jogo decisivo precisando vencer e torcer por dois resultados paralelos.
Mesmo com cenários diversos, o momento atual mantém o Vitória vivo na briga e com boas chances de confirmar o objetivo de permanecer na Série A.









