A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), declarou em entrevista na sexta-feira (28/11) que a duplicação da Avenida Gerino Sousa Filho, conhecida como Estrada do Trabalhador, não avançou porque o governador Jerônimo Rodrigues (PT) redirecionou os R$ 155 milhões destinados à obra para a finalização do VLT de Salvador. Segundo ela, o recurso estava autorizado e publicado no Diário Oficial da União.
Moema disse que o município havia garantido a verba para concluir o trecho de Itinga, e que o valor permitiria iniciar imediatamente a duplicação da via. “Nós conseguimos recursos para fazer a finalização, principalmente o trecho de Itinga, e conseguimos, através do ministro Jader Filho R$ 155 milhões para fazer a duplicação da Avenida Gerino Sousa Filho, a chamada Estrada do Trabalhador”, afirmou.
A ex-prefeita relatou que o recurso foi realocado logo após a aprovação oficial. “Quando acabou de ser aprovado no Diário Oficial da União, o ministro Rui Costa pegou o recurso e repassou para o governador Jerônimo fazer a finalização do VLT de Salvador”, disse. Segundo ela, o governador teria sido orientado a buscar um empréstimo para realizar a duplicação da estrada, mas isso não aconteceu. “Pediu ao governador Jerônimo que fizesse o empréstimo para fazer a obra da Gerino. Infelizmente o governador não conseguiu tomar o empréstimo para finalizar a estrada.”
Moema destacou ainda que deixou todo o processo pronto para execução e que não é correto tratar o projeto como algo novo. “Não dá para dizer que vai começar a pensar isso agora, porque eu deixei isso pronto”, afirmou.











