O Bahia deu sequência, na manhã desta terça-feira (14), à preparação para o clássico Ba-Vi, que acontece nesta quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada do Brasileirão. A atividade trouxe boas notícias para o técnico Rogério Ceni: um dia após iniciar o processo de transição física, o zagueiro Ramos Mingo participou parcialmente do treino e pode reforçar a equipe no clássico.
O defensor argentino, que saiu lesionado da partida contra o Botafogo e ficou de fora dos duelos contra Palmeiras e Flamengo, voltou a participar de parte das atividades com o elenco no CT Evaristo de Macedo. Em recuperação de um edema na coxa, Mingo aumenta as expectativas de ser relacionado para o duelo diante do rival.
O goleiro João Paulo também foi a campo, realizando trabalhos específicos da posição e avançando na reta final da recuperação. Já Luciano Juba, Caio Alexandre e Erick Pulga permaneceram na academia e na fisioterapia, dando continuidade aos respectivos tratamentos.
O volante Erick e o atacante Ruan Pablo, que já haviam treinado normalmente na segunda-feira (13), seguem integrando o grupo principal e são opções para o clássico. O meia Éverton Ribeiro, em recuperação de uma cirurgia para tratar câncer na tireoide, continua o tratamento no Rio de Janeiro e está fora, assim como Willian José e Gilberto, que cumprem suspensão.
Como foi o treino
As atividades desta terça foram voltadas para ajustes táticos e situações de jogo. No campo principal, Rogério Ceni comandou um treino coletivo em campo aberto (11×11), interrompendo o trabalho em diversos momentos para orientar o posicionamento e as movimentações. O treinador cobrou intensidade nas transições ofensivas e defensivas, com foco na compactação das linhas e nas trocas rápidas de passes.
Enquanto isso, no campo 1, o auxiliar técnico Charles Hembert liderou um treino específico de bolas paradas, tanto ofensivas quanto defensivas, reforçando um dos pontos de atenção da equipe para o clássico.
O elenco tricolor volta a treinar nesta quarta-feira (15), na Cidade Tricolor, encerrando a preparação para o Ba-Vi. Na 6ª colocação do Brasileirão, com 43 pontos, o Bahia busca um triunfo no Barradão para seguir firme na briga pelo G-4.








