Um dos principais artistas da música brasileira, o cantor Lulu Santos falou sobre um momento delicado que teve em sua vida, quando enfrentou uma doença autoimune que o afastou dos palcos e o obrigou a desacelerar a agenda de shows pelo país. Diagnosticado com vasculite púrpura, o autor de “De Repente Califórnia” e “Toda Forma de Amor” relatou que chegou a perder o controle das mãos em um dos episódios.
“Eu apresentava manchas vermelhas pelo corpo inteiro, quase como escaras. E teve também uma coisa reumática que eu perdi o uso das mãos, não conseguia colocar as meias”, contou o músico de 72 anos durante participação no Conversa com Bial, exibido no canal GNT.
Devido ao problema, Lulu tirou um “período sabático” de dois anos para tratar a doença. Antes do diagnóstico definitivo, o cantor passou por duas internações. Na primeira, recebeu o diagnóstico de dengue, apesar de já apresentar os sinais característicos da púrpura. O quadro o obrigou a interromper uma turnê que ele próprio classificou como a maior dos últimos dez anos.
“Eu tive que cancelar inúmeros compromissos, muitos shows (…) fiquei dez dias fora do ar e voltei por dez dias de novo”, disse. Apesar dos cancelamentos, alguns compromissos foram mantidos como a apresentação do Rock in Rio, ainda sob tratamento intenso. “Eu estava entupido de corticoide, inchado”, lembrou.
O artista descreveu o período mais crítico da doença como o mais difícil de sua vida. “Durante a crise de púrpura, eu mal conseguia ficar de pé. Pela quantidade de medicação que estava tomando, tinha um mal-estar permanente”, contou. Ele também relembrou os dias em que permaneceu hospitalizado, enfrentando limitações severas. “Passei cinco dias sem conseguir comer. Nunca tinha passado por uma situação de saúde assim. Foi a pior que eu passei na minha vida.”
A vasculite púrpura, conhecida também como púrpura de Henoch-Schönlein causa inflamação nos vasos sanguíneos e afeta a pele, o intestino e também os rins, de acordo com informações do Instituto Einstein. Sem causa conhecida, a doença provoca manchas vermelhas ou arroxeadas nas pernas, inchaço e dor nas articulações, dor abdominal, náuseas e sangue na urina.










