O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta terça-feira (4/11) a realização de um novo concurso público da Polícia Civil (PC BA), que vai ofertar 750 vagas para os cargos de Delegado, Investigador e Escrivão.
O anúncio foi feito durante um evento que apresentou novos investimentos na área da segurança pública, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento das forças policiais no estado.
Segundo o governador, o concurso da PC BA faz parte de um amplo plano de reestruturação e ampliação do efetivo da Segurança Pública, em conjunto com outras medidas, como a convocação de 2 mil novos policiais militares prevista para maio de 2026.
As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
500 vagas para Investigador;
150 vagas para Escrivão;
100 vagas para Delegado.
Em março deste ano, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, já havia adiantado que os trâmites para o novo edital estavam em andamento. O processo agora avança com a autorização oficial do governador.
Além disso, em janeiro de 2025, Jerônimo Rodrigues sancionou a Lei nº 25.575/2024, que criou 2.397 novos cargos na Polícia Civil da Bahia, garantindo a estrutura necessária para reforçar o quadro de servidores da corporação e viabilizar futuras nomeações.
O edital completo com as regras, cronograma e salários deve ser publicado nos próximos meses.











