A eleição deste ano vai ser um BAVI daqueles. Ou você é Bahia ou você é Vitória. Ou é direita, ou é esquerda. Infelizmente ou não, não existe meio-termo no cenário atual.
A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (14/01), mostra algo que muita gente evita admitir em público, mas comenta nos bastidores: somados, os candidatos da direita ultrapassam Lula.
Alguém acredita que eleitor de Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Zema ou Caiado votaria em Lula no segundo turno? Não vai.
Esse eleitorado naturalmente se junta. Por afinidade, por ideologia e até por rejeição ao PT. É o que analistas chamam de “migração gravitacional” do voto.
Portanto, o jogo não é Lula x Flávio Bolsonaro. O jogo é Direita x Esquerda. É BAVI dos tempos áureos. É clássico pra valer.
Veja os números do cenário II (Quaest):
-Lula (PT): 35%
-Todos os candidatos da direita somados: 26 (Flávio Bolsonaro) + 9 (Ratinho) + 4 (Caiado) + 3 (Zema) + 2 (Aldo Rabelo) + 1 (Renan Santos) = 45%.
Portanto, é Direita com 45% e Esquerda com 35%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Quaest: 56% dizem que Lula não merece continuar na presidência; veja outros dados








