A estudante de jornalismo Carol Xavier é a nova Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, tendo sido escolhida durante a 45ª edição da Noite da Beleza Negra, entre a noite deste sábado (17/01) e a madrugada de domingo (18), na Senzala do Barro Preto, no Curuzu em Salvador.
Aos 27 anos, Carol Xavier é moradora do bairro de Sussuarana e conquistou o título após três tentativas, reforçando sua trajetória de dedicação à cultura afro-baiana. Além de cursar jornalismo, a vencedora é professora de dança afro infantil e empreendedora.
Nova Deusa do Ébano, Carol já possuía experiência em reinados, tendo sido princesa do próprio Ilê em 2024 e rainha do bloco Malê Debalê. Ela recebeu o manto oficial das mãos de Lorena Bispo, rainha de 2025, sob o olhar de autoridades como a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A corte da beleza negra deste ano é completada pelas princesas Sarah Moraes e Stephanie Ingrid. Juntas, elas representarão o primeiro bloco afro do Brasil nos desfiles do Carnaval 2026 e em eventos oficiais ao longo do ano.











