Operação da Coelba em Feira localiza 70 fraudes de energia

Operação da Coelba em Feira localiza 70 fraudes de energia

Uma operação realizada pela Neoenergia Coelba nas últimas semanas para combater o furto de energia elétrica em Feira de Santana resultou na identificação e remoção de cerca de 70 fraudes de energia — popularmente conhecidos como “gatos” — em estabelecimentos comerciais espalhadas por diferentes regiões da cidade.

As irregularidades foram flagradas em estabelecimentos como academias, frigoríficos, supermercados e lojas de automóveis. Segundo a Coelba, foram recuperados aproximadamente 314 mil quilowatts-hora de energia, quantidade suficiente para abastecer cerca de 6 mil residências por um período de 15 dias.

Uma das irregularidades mais graves foi identificada em uma loja de veículos de luxo localizada na Avenida Nóide Cerqueira. Conforme a distribuidora, a fraude estava embutida na estrutura da parede do imóvel desde a inauguração do estabelecimento.

As fraudes foram encontradas ainda nos bairros Campo Limpo, Cidade Nova, Jardim Cruzeiro, Santa Mônica, Parque Getúlio Vargas e Brasília. De acordo com a empresa, a iniciativa teve como foco reduzir riscos à população e evitar sobrecargas no sistema elétrico causadas por ligações clandestinas.

Além da fiscalização em comércios, a Coelba realizou no último domingo (21) uma ação especial no Centro da cidade. A operação incluiu a remoção de cabos irregulares de telefonia e internet, fiscalização de ligações de energia e manutenção preventiva na rede elétrica.

Como resultado, cerca de 500 kg de fios de internet foram retirados dos postes, quatro ligações clandestinas de energia foram desativadas e equipamentos do sistema elétrico foram substituídos. As ligações irregulares estavam concentradas em barracas da região e representavam risco de acidentes.

Os cabos removidos pertenciam a operadoras que atuam de forma irregular no município, conhecidas como “gatonet”. Durante a ação, duas caixas utilizadas por essas empresas, com potencial risco de incêndio, também foram retiradas dos postes.

Fonte: informebaiano.com.br

Compartilhe...

VEJA TAMBÉM