O Bahia já tem vaga garantida na Libertadores de 2026, mas segue na disputa por um lugar direto na fase de grupos para evitar uma nova participação na etapa preliminar. No cenário atual do Brasileirão, os cinco primeiros colocados vão direto para a fase principal, enquanto o 6º e o 7º posição atual do Bahia, com 57 pontos ficam na pré-libertadores.
Esse panorama pode mudar caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil, competição que só terá decisão após o fim do Brasileirão. Se isso acontecer, o 6º colocado também passa a ter vaga direta, e o 8º herdaria a vaga na fase preliminar.
Para garantir um lugar direto sem depender da Copa do Brasil, o Bahia precisa vencer os dois jogos finais: o Sport, nesta quarta-feira (3), às 20h, na Arena Fonte Nova, e o Fluminense, no domingo (7), às 16h, no Maracanã. Nessa combinação, o Tricolor torceria para que o Botafogo, atual 5º com 59 pontos, não vença os dois compromissos restantes, contra Cruzeiro e Fortaleza.
Se Bahia e Botafogo vencerem seus dois jogos, a vaga direta só seria possível caso o Mirassol perca as duas partidas finais, contra Vasco e Flamengo. Nesse caso, Bahia e Botafogo ultrapassariam o time paulista. Em um cenário ainda mais positivo, se o Bahia vencer as duas partidas, o Mirassol perder as duas e o Botafogo tropeçar ao menos uma vez, o Tricolor terminaria o campeonato em 4º lugar.
Há ainda uma chance mais difícil de vaga direta sem depender da Copa do Brasil caso o Bahia some quatro pontos. Com vitória sobre o Sport e empate com o Fluminense, o time só alcançaria o 5º lugar se o Fluminense não vencer o Grêmio nesta terça (2) e se o Botafogo somar no máximo dois pontos nas últimas rodadas. Em caso de derrota para o Fluminense na rodada final, não há possibilidade de alcançar o 5º lugar.
Se a definição da vaga depender da Copa do Brasil e o Cruzeiro for campeão, o Bahia precisaria terminar o Brasileirão em 6º lugar. Com vitória sobre o Sport, o Tricolor torceria por um tropeço do Fluminense contra o Grêmio para depender apenas de um empate no Maracanã. Caso o Flu vença, o Bahia teria que derrotar o time carioca — a não ser que o Botafogo some apenas um ponto nas duas partidas restantes.
Se o Fluminense for campeão da Copa do Brasil, o cenário exige que os cariocas terminem o Brasileirão entre os cinco primeiros e que o Bahia encerre a competição em 6º.









