Três homens apontados como lideranças do Bonde do Maluco (BDM), que se uniu em Guanambi ao Comando Vermelho (CV), morreram durante um confronto com equipes da Rondesp Meio Oeste, na noite de quinta-feira (09/10). A ocorrência foi no bairro Nova Olinda, na cidade do sudoeste baiano.
Conforme apuração do Informe Baiano, a ação foi deflagrada após denúncias sobre um grupo armado que planejava atacar membros da facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC).
Uma guarnição da Rondesp-MO recebeu informações sobre cerca de oito suspeitos armados que se preparavam para o ataque. Com base nas informações, os policiais montaram uma operação tática e, ao se aproximarem da localidade, foram recebidos a tiros. Houve revide, e após o cessar dos disparos, três indivíduos foram encontrados caídos ao solo, ainda com armas em punho.
Os policiais realizaram o desarme tático e prestaram socorro imediato aos integrantes do BDM/CV, que foram encaminhados a uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos. Um quarto suspeito, identificado pelas iniciais E.A.C.S., não ofereceu resistência e foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Outros integrantes do grupo conseguiram fugir, pulando muros de residências vizinhas.
Durante a operação, foi solicitado apoio da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os três mortos foram identificados pela Delegacia Territorial (DT/Guanambi) como João Vitor Araujo Ramos, de 24 anos, Leandro Silva Batista, de 29, e Joabe Augusto Santana Malheiros, de 19.











