Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela

Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela

O Ministério da Saúde do Brasil está em contato com a Venezuela para enviar ajuda com insumos e pessoal da área da saúde para o país vizinho, afetado por fortes terremotos de 7.2 e 7.5 na escala ritcher nessa quarta-feira (24). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que manteve contato com o Ministério da Saúde da Venezuela para definir o envio de ajuda ao país. “Desde ontem pela noite, seguindo diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fizemos contato com a OPAS [Organização Pan-americana de Saúde] e Ministério da Saúde do nosso país vizinho colocando-nos a disposição para qualquer ação humanitária”, disse o ministro, em uma rede social. A assessoria do ministério completou que ainda não houve pedido oficial de ajuda da Venezuela. A OPAS, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS),  tem atuado na Venezuela na resposta ao terremoto. O chefe da instituição, Jarbas Barbosa, disse que está trabalhando com as autoridades do país caribenho. “A OPAS na Venezuela está trabalhando com as autoridades de saúde, enquanto o Centro de Operações de Emergência em Washington apoia a resposta e coordena com a ONU e parceiros para atender às necessidades urgentes”, comentou Barbosa. Até o momento, dados oficiais registram 164 mortos e 970 feridos. Porém, projeções do Serviço Geológico dos EUA (USGS) apontam para probabilidade de dezenas de milhares de vítimas, com perda econômica de 1 a 7% do Produto Interno Bruto (PIB).  O terremoto levou chefes de Estado de todo o mundo se solidarizar com a Venezuela, prometendo o envio de ajuda ao país sul-americano. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Gonet diz que não vê falta grave no caso da arma de Bolsonaro 

Gonet diz que não vê falta grave no caso da arma de Bolsonaro 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quinta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer sobre a arma apreendida com um dos seguranças do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na manifestação, Gonet disse que o caso está na fase inicial de investigação e que ainda não vê falta grave na conduta de Bolsonaro. “O episódio noticiado, que se encontra em estágio inicial de esclarecimentos na instância própria, não indica, neste momento processual, a concretude de situação caracterizadora de falta disciplinar ou de descumprimento das condições de cautela a que o condenado está submetido”, disse Gonet. O procurador acrescentou que vai aguardar o fim da apuração do caso, que é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal, para ter um “juízo final e mais abrangente sobre os fatos” O parecer da PGR foi solicitado nesta quarta-feira (24) pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Na terça-feira (23), Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal e confirmou que é proprietário do armamento. Durante a oitiva, o ex-presidente, que está em prisão domiciliar, disse que mora com a esposa, Michelle Bolsonaro, a enteada e sua filha e necessita da arma. “Tinha três mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, afirmou ao delegado. Diante da declaração, Moraes disse que o ex-presidente pode ter cometido uma falta grave no cumprimento da prisão domiciliar. Segundo o ministro, a Lei de Execução Penal (LEP) definiu que constitui falta grave “possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem”. Para o ministro, era necessário que a PGR avaliasse se o caso da arma pode ter impacto na renovação da prisão domiciliar de Bolsonaro, cujo prazo de 90 dias será encerrado nesta quinta-feira (25). Na semana passada, um segurança de Bolsonaro foi parado em uma blitz, em Brasília, com uma arma do ex-presidente. Segundo o militar, o armamento seria levado para conserto. Ao tomar conhecimento do caso, Moraes cobrou explicações sobre a solicitação do reparo “às vésperas do encerramento do período de 90 dias da domiciliar”. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Após críticas a enteados, Michelle Bolsonaro recebe mensagens de petistas

Após críticas a enteados, Michelle Bolsonaro recebe mensagens de petistas

As deputadas Maria do Rosário (PT) e Erika Hilton (PSOL), enviaram mensagens a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro revelou, nas redes sociais, ter sido diversas vezes desrespeitada e atacada pelo enteado, o pré-candidato a presidente Flávio Bolsonaro (PL) e seus irmãos. Em publicação nas redes sociais, a deputada petista Maria do Rosário reafirmou que a família Bolsonaro sempre desrespeitou as mulheres. “Não basta ser mulher. Tem que ser solidária e justa com todas as mulheres. Os Bolsonaros sempre desrespeitaram  mulheres. Flávio, além da corrupção toda, tenta se livrar da linha de ódio às mulheres do pai, mas é igualzinho”.  Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular Entretanto, a parlamentar ressaltou que a própria Michelle nunca se importou com as violências praticadas pelos membros da família que faz parte. Ela ainda avaliou que as gravações podem se tratar apenas de uma “jogada política para uma bolsonarista buscar o lugar do outro”. “Dona Michele: faça um BO se quiser realmente denunciar opressão, peça desculpas por sua omissão diante da violência de seus parentes contra todas as mulheres, assuma sua responsabilidade com tudo isso, mas lembre-se que não somos bobas”, declarou. 🚨🚨Não basta ser mulher. Tem que ser solidária e justa com todas as mulheres. Os Bolsonaros sempre desrespeitaram mulheres. Flávio, além da corrupção toda, tenta se livrar da linha de ódio às mulheres do pai, mas é igualzinho.Michele descobriu só agora?Ela nunca se importou… — Maria do Rosário (@mariadorosario) June 25, 2026 Já Erika Hilton, em sua publicação, ressaltou que o senador e enteado de Michelle, Flávio Bolsonaro “atacou, maltratou, humilhou e excluiu como presidenta do PL Mulher”. Mas, conforme a psolista, o PL Mulher, diretório do partido comandado pela ex-primeira-dama, é uma organizações que luta contra os direitos das mulheres e meninas. “O PL Mulher é uma das principais organizações que luta CONTRA os direitos das mulheres e meninas e para EXCLUIR mulheres trans, dizendo que somos uma ameaça às mulheres cis”, declarou. “Pelo jeito, Michelle Bolsonaro está vendo que a verdadeira ameaça às mulheres segue sendo quem vota contra os direitos e a vida das mulheres e meninas. Segue sendo seu próprio partido”, completou. 🚨 BOMBA 🚨 Michelle Bolsonaro acaba de expor, num vídeo de 27 minutos, que Flávio Bolsonaro a atacou, maltratou, humilhou e excluiu como presidenta do PL Mulher. Mas vale lembrar: o PL Mulher é uma das principais organizações que luta CONTRA os direitos das mulheres e meninas… pic.twitter.com/XiqbFZoaIn — ERIKA HILTON (@ErikakHilton) June 24, 2026 Fonte: www.bnews.com.br

Pedrão de Lauro 2026 terá espaço de acolhimento para filhos de ambulantes –

Pedrão de Lauro 2026 terá espaço de acolhimento para filhos de ambulantes -

Pensando no bem-estar e na segurança das crianças cujos pais e responsáveis trabalharão durante o Pedrão de Lauro 2026, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), preparou uma estrutura especial de acolhimento destinada aos filhos dos ambulantes credenciados para atuar no evento. A iniciativa visa oferecer um ambiente seguro, confortável e acolhedor para as crianças enquanto seus responsáveis desempenham suas atividades durante o festejo. Para isso, a gestão municipal disponibilizou a Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, localizada próxima à Praça João Tiago dos Santos, conhecida como Praça da Matriz, onde acontecerá o evento, para receber os menores ao longo dos três dias de programação. O espaço funcionará durante todo o período de realização do Pedrão de Lauro 2026. No local, as crianças terão acesso à alimentação e participarão de atividades recreativas e lúdicas conduzidas por uma equipe de arte-educadores. Poderão ser acolhidas crianças com idade entre 4 e 12 anos, que, durante sua permanência no espaço, participarão de ações de entretenimento adequadas às diferentes faixas etárias. Para utilizar a estrutura de acolhimento, é necessário que o responsável esteja devidamente cadastrado como ambulante autorizado a trabalhar no Pedrão de Lauro 2026. Fonte: PMLF Navegação de Post

Campeonato Baiano de Futebol de Amputados começa nesta quinta-feira (25), com apoio do Governo do Estado | SECOM

Campeonato Baiano de Futebol de Amputados começa nesta quinta-feira (25), com apoio do Governo do Estado | SECOM

O Campeonato Baiano de Futebol de Amputados tem início nesta quinta-feira (25) e segue até domingo (28), no Complexo Esportivo Armando Oliveira, localizado na Avenida Gal Costa, em Salvador. A competição é promovida pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A rodada de abertura contará com dois confrontos: às 16h, o Bahia enfrenta a equipe de Camaçari. Em seguida, às 17h, será a vez do duelo entre Tigres, atual campeão, e Vitória. O Bahia chega como o maior vencedor da competição, com quatro títulos estaduais. Atual campeão, o Tigres busca defender a taça conquistada na última edição e ampliar sua trajetória de destaque na modalidade. Pioneiro no futebol de amputados da Bahia, o clube soma um título e dois vice-campeonatos estaduais. Já o Vitória, vice-campeão da última edição, tenta conquistar seu primeiro troféu estadual. Esta será a sexta edição do Campeonato Baiano de Futebol de Amputados, consolidado como a principal competição da modalidade no estado. “O torneio integra o calendário do paradesporto baiano e reforça o compromisso da Sudesb com a democratização do acesso ao esporte, incentivando modalidades inclusivas e fortalecendo o desenvolvimento do esporte adaptado em todo o estado”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, destacando que o Campeonato Baiano de Futebol de Amputados contribue para ampliar a visibilidade da modalidade. ServiçoO quê: Campeonato Baiano de Futebol de AmputadosQuando: 25 a 28 de junhoLocal: Complexo Esportivo Armando Oliveira – Avenida Gal Costa, SalvadorPrimeira rodada – quinta-feira (25):16h – Bahia x Camaçari17h – Tigres x Vitória. Fonte: Ascom/Sudesb Fonte: www.ba.gov.br

Arrastão junino da Liberdade com mais de 20 mil pessoas e homenagem a Zé Arerê

Arrastão junino da Liberdade com mais de 20 mil pessoas e homenagem a Zé Arerê

O São João da Liberdade movimentou o bairro na tarde deste quarta-feira (24/06) e reuniu mais de 20 mil pessoas em um grande arrastão junino. A festa foi organizada pelo vereador Sandro Bahiense e levou samba, tradição e muita animação às ruas de uma das regiões mais populares de Salvador. A programação contou com a presença de dois blocos tradicionais: o Sambrasil e o Junto e Misturado. No Sambrasil, a grande atração foi Arlindinho Cruz, cantor vindo do Rio de Janeiro e filho do sambista Arlindo Cruz, que embalou o público com muito samba durante o cortejo. Já o bloco Junto e Misturado levou para a festa o sambista Noelson do Cavaco, que animou os moradores com sua irreverência e carisma. O arrastão reforçou a tradição junina da Liberdade, misturando samba, cultura popular e participação comunitária. “Foi uma festa linda, feita com muita alegria, amor e participação da nossa comunidade. O São João da Liberdade mostrou mais uma vez a força da nossa cultura, da nossa tradição e do nosso povo. Ver as ruas cheias, com famílias se divertindo, os blocos Sambrasil e Junto e Misturado levando música e animação, e ainda essa homenagem a Zé Arerê, presidente do bloco Alerta Geral, é motivo de muita felicidade para todos nós”, afirmou Sandro Bahiense. Fonte: informebaiano.com.br

“É assim que o PT diz que cuida de gente?”

“É assim que o PT diz que cuida de gente?”

O pré-candidato a deputado estadual Igor Dominguez criticou, nesta quinta-feira (25), a redução de aproximadamente R$ 1 bilhão no orçamento da Educação da Bahia para 2026. A queda foi revelada a partir de dados públicos das Leis Orçamentárias Anuais de 2025 e 2026 e atinge áreas como permanência estudantil, transporte escolar, funcionamento das escolas, construção de novas unidades e apoio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade. Para Igor, o corte expõe a distância entre o discurso do governo Jerônimo Rodrigues (PT) e a realidade enfrentada pelos estudantes baianos. “O PT vive repetindo que cuida de gente, e na prática o que a gente vê são péssimas práticas de gestão. Esse corte de R$ 1 bilhão da Educação escancara isso: retirada de verba do funcionamento das escolas, impacto direto na qualidade da educação dos estudantes. É assim que eles dizem que cuidam de gente?”, questionou. Segundo os dados divulgados, o orçamento geral da Educação caiu de R$ 13,57 bilhões em 2025 para R$ 12,50 bilhões em 2026. Um dos cortes mais expressivos aparece no Bolsa Presença, programa voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade social, que teve previsão reduzida de R$ 691,2 milhões para R$ 231,2 milhões. A queda é de cerca de 66,5%. A área de infraestrutura também foi atingida. A previsão para construção de unidades escolares caiu de R$ 262,9 milhões para R$ 100 milhões, enquanto os recursos para ampliação de escolas passaram de R$ 203,3 milhões para R$ 100 milhões. O custeio da rede de Educação Básica também sofreu queda, saindo de R$ 1,004 bilhão para R$ 691,7 milhões. “Cuidar de gente não pode ser apenas um slogan. Cuidar de gente é garantir uma boa qualidade de ensino, que a sala de aula tenha estrutura e que a escola funcione bem. Quando o governo corta na Educação, quem paga é o futuro da nossa sociedade”, afirmou Igor. Para Igor Dominguez, os cortes aprofundam um cenário já preocupante. Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 apontam que a Bahia registrou, em 2024, o segundo maior índice de abandono escolar no Ensino Médio do Brasil. Além disso, o estado ocupou a última colocação no aprendizado de português e matemática no Ensino Médio, segundo dados do Saeb de 2023. “A Bahia já tem índices péssimos na educação. Em vez de reagir com investimento, planejamento e prioridade, o governo escolhe reduzir recursos. O jovem baiano precisa de escola funcionando e uma rede capaz de abrir oportunidades. Cortar dinheiro da Educação é cortar futuro”, concluiu. Fonte: informebaiano.com.br

Dois morrem e armas são apreendidas em Caldeirão Grande; saiba detalhes

Dois morrem e armas são apreendidas em Caldeirão Grande; saiba detalhes

Uma operação das equipes da CIPE Caatinga, CIPE Semiárido e BPATAMO terminou com dois suspeitos mortos, além da apreensão de armas, munições e drogas, na tarde desta quarta-feira (24/06), no povoado de São Miguel, distrito de Caldeirão Grande, no norte da Bahia. Segundo informações apuradas pelo Informe Baiano, as guarnições receberam denúncias de que homens armados ligados ao tráfico estavam aterrorizando moradores da localidade. Ao chegarem na região indicada, os policiais teriam sido recebidos a tiros por um grupo de cerca de sete suspeitos escondidos em uma área de mata. Houve confronto e, após a troca de tiros, um dos suspeitos foi encontrado ferido ao lado de uma pistola calibre 9mm. Enquanto ele era socorrido, as equipes continuaram as buscas pelos demais integrantes do grupo. Pouco depois, outro homem apontado como integrante de facção criminosa foi localizado. Conforme a PM, ele também teria atirado contra as equipes e acabou baleado. Os dois suspeitos foram socorridos, mas não resistiram. Durante a ação, os policiais apreenderam duas pistolas, entre elas uma Glock com seletor de rajada, além de munições, porções de cocaína, dinheiro em espécie e outros materiais. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Jacobina, onde a ocorrência foi registrada. Fonte: informebaiano.com.br

Lateral Gilberto rescinde contrato com o Bahia após três temporadas

Lateral Gilberto rescinde contrato com o Bahia após três temporadas

A diretoria do Esporte Clube Bahia SAF oficializou, nesta quinta-feira (25/06), a saída do lateral-direito Gilberto do elenco profissional. O defensor, que possuía vínculo contratual válido até o encerramento desta temporada, selou uma rescisão amigável com a cúpula tricolor e deve fechar com o Athletico-PR. Apesar do encerramento do vínculo, o departamento de futebol do Esquadrão de Aço garantiu a manutenção de uma porcentagem dos direitos econômicos do atleta, assegurando lucro em uma eventual transferência futura. Gilberto desembarcou em Salvador na janela de transferências do meio do ano de 2023, vindo do Benfica. Ao longo de três temporadas defendendo as cores do Esquadrão, o lateral-direito balançou as redes em três oportunidades e contribuiu dez assistências. O jogador alternou momentos de contestação por parte das arquibancadas com períodos de afirmação tática sob o comando técnico da equipe. Durante sua passagem pelo CT Evaristo de Macedo, o lateral faturou dois títulos do Campeonato Baiano, uma Copa do Nordeste e, integrou o grupo que recolocou o Bahia na Conmebol Libertadores. Em nota oficial de despedida divulgada em seus canais de comunicação, o Tricolor manifestou gratidão pelos serviços prestados e desejou sucesso ao profissional em seus próximos desafios na carreira. “O Tricolor agradece todos os serviços prestados pelo atleta e deseja boa sorte no próximo desafio”. Fonte: informebaiano.com.br

Relatora afirma que esteticistas devem ser consideradas profissionais de saúde; ouça a entrevista – Notícias

Deputada Soraya Santos fala ao microfone

25/06/2026 – 14:18   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Soraya Santos quer atualizar a legislação A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o relatório final da subcomissão que, durante dez meses, avaliou as condições do setor de estética no país. Estima-se que esse mercado movimente quase R$ 50 bilhões anualmente no Brasil. Mas a desorganização normativa e os conflitos de competência têm dificultado a atuação dos profissionais da área, ainda que esteticistas e técnicos em estética tenham a profissão regulamentada desde 2018 (Lei 13.643/18). Em entrevista à Rádio Câmara nesta quarta-feira (24), a relatora da subcomissão e autora da lei que regulamentou a profissão, deputada Soraya Santos (PL-RJ), explicou que a ideia é atualizar a legislação, deixando claro que o setor de estética é da área da saúde, para todos os efeitos legais. Formação e responsabilidadesEm seu relatório, a deputada sugeriu um projeto para atualizar a lei e especificar essas competências na área da estética (PL 3268/26). Soraya Santos explicou que, com a atualização, esteticistas e técnicos não terão problema para compra de materiais de trabalho. A proposta também padroniza a formação profissional e define responsabilidades nas relações de trabalho, permitindo a proteção do ponto de vista da saúde pública e trazendo previsibilidade sob o viés econômico.   YouTube Da Rádio CâmaraEdição – Natalia Doederlein Fonte: www.camara.leg.br

Lula assina contratos para retomar obra em fábrica de fertilizantes

Lula assina contratos para retomar obra em fábrica de fertilizantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (25) os contratos para a conclusão da planta da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. A unidade integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve receber investimentos de mais de R$ 5 bilhões para ser concluída. Paralisada desde 2015, a unidade teve sua retomada confirmada pela Petrobras após nova reavaliação técnica e econômica que atestou a viabilidade do projeto.  “Agora vai. Era pra ter começado bem antes”, avaliou Lula durante a cerimônia. “Podem ficar certos, esse país vai construir sua soberania, sendo independente de importação de fertilizantes dos outros países. É apenas esperar que a gente vai ver o que vai acontecer”, completou o presidente. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Em nota, o Palácio do Planalto afirma que o empreendimento é considerado estratégico para ampliar a produção nacional de fertilizantes, fortalecer a segurança alimentar e reduzir a dependência externa do país. “Quando entrar em operação comercial, prevista para 2029, a unidade terá capacidade para produzir 3,6 mil toneladas diárias de ureia granulada e 2,2 mil toneladas diárias de amônia, totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, volume equivalente a aproximadamente 16% da demanda nacional pelo insumo”, informa o Palácio do Planalto na nota. Ainda de acordo com o Planalto, a localização da fábrica é considerada estratégica, já que o Centro-Oeste responde por cerca de 40% da demanda brasileira de ureia, impulsionada, sobretudo, pelas culturas de milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens. “A proximidade da unidade com importantes polos produtores agrícolas deve ampliar a confiabilidade do abastecimento e reduzir custos logísticos para produtores rurais, especialmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo”, destaca o comunicado. Atualmente, a carteira de fertilizantes da Petrobras no Novo PAC reúne quatro unidades: Fafen-BA, Fafen-SE, ANSA e UFN-III.  “Com a entrada em operação dessas plantas, a estatal projeta atender cerca de 35% do mercado nacional de ureia até 2029. Antes da retomada das fábricas, 100% da ureia consumida no país era importada”, informa a nota do Palácio do Planalto. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Calor intenso é desafio dentro e fora de campo na Copa do Mundo

Calor intenso é desafio dentro e fora de campo na Copa do Mundo

O duelo entre Brasil e Escócia nessa quarta-feira (24), pela rodada final do Grupo C da Copa do Mundo, foi quente. E não somente pelo que se viu em campo. No momento em que a bola começou a rolar em Miami (Estados Unidos), às 19h (horário de Brasília, 18h local), os termômetros marcaram temperatura de 30ºC. Isso no fim da tarde e começo da noite por lá. Não é surpresa. Uma pesquisa da Queen’s University Belfast, da Irlanda do Norte, identificou que 14 das 16 sedes da Copa – que também inclui México e Canadá – poderiam registrar níveis “potencialmente perigosos” de calor. O estudo levou em conta informações meteorológicas dos últimos 20 anos e foi publicado no International Journal of Biometeorology em janeiro do ano passado. Em artigo escrito em maio, a um mês do Mundial, a World Weather Attribution Initiative (WWA), uma associação internacional de pesquisadores climáticos, chamou a atenção para os jogos marcados para o México e para interior e sul dos Estados Unidos. O receio era o alto nível de umidade em regiões do litoral e do centro-oeste norte-americano, que torna o calor mais perigoso – especialmente na prática do futebol. A Federação Internacional de Associações de Futebolistas Profissionais (FIFPro), que é o sindicato global dos jogadores, recomenda que jogos com temperatura a partir de 30ºC tenham, obrigatoriamente, pausas para hidratação. Se chegar a 36ºC, a orientação é pela interrupção ou até mesmo o adiamento da partida, até que, diante das condições climáticas, todos (atletas, comissões técnicas, arbitragem e torcedores) estejam em segurança. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp A WWA recorda que a Copa de 1994, também nos Estados Unidos, teve episódios de calor, mas em condições menos severas. Segundo o artigo, a expectativa para este ano é a de 26 jogos realizados a pelo menos 30ºC. No Mundial de 32 anos atrás, foram 21 partidas nessas condições. Eram esperados ainda cinco confrontos com a temperatura partir de 36ºC, dois a mais que na edição anterior em solo estadunidense. Na fase de 16 avos de final, o Brasil terá pela frente o segundo colocado do Grupo F, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia. O jogo será em Houston (Estados Unidos), marcado para iniciar às 12h pelo horário local – ou 14h pelo de Brasília. A previsão é que a temperatura, na hora de a bola rolar, esteja na casa dos 33ºC. Menos mal que o estádio, casa do Houston Texans, uma das equipes da NFL, maior liga de futebol americano do mundo, dispõe de teto retrátil e ar-condicionado. ⚽ Fique por dentro das partidas e resultados. Veja a tabela de pontos por grupos Beba água Em nota à Agência Brasil, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) enumerou ações que – segundo ela – visam preservar a saúde dos envolvidos nas partidas. Conforme a entidade, o calendário foi pensado para equilibrar “exigências esportivas, operacionais e de transmissão” e que os jogos ao ar livre nos horários de maior calor “foram estrategicamente limitados e priorizados para estádios cobertos, sempre que possível”. Outra medida foi tornar a pausa para hidratação obrigatória nas 104 partidas da Copa, independentemente do clima. A interrupção de três minutos em cada tempo divide opiniões de técnicos, atletas e torcedores – que têm vaiado a paralisação. Há ainda críticas ao uso comercial do intervalo, o que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, rechaçou em fala ao site da entidade. Segundo ele, “é puramente uma questão esportiva”. A FIFPro informou que, em pesquisas eletrônicas com capitães e técnicos de seleções nacionais sobre as condições de calor nos torneios de futebol, metade dos atletas afirmou que as interrupções para hidratação eram “adequadas”. Conforme o sindicato, uma minoria dos treinadores disse levar o clima em consideração na hora de escalar os titulares ou definir um plano tático. Por outro lado, 20 cientistas de renome não somente dos Estados Unidos, mas de países como Austrália, Canadá, Japão, Reino Unido, França, Espanha e Noruega, avaliaram, em carta aberta divulgada em maio deste ano, que essa pausa deveria ser maior, de pelo menos seis minutos. Para eles, três minutos são “insuficientes para gerar um impacto significativo na reidratação e no resfriamento corporal”. Os especialistas ainda reforçaram que o calor extremo não pode ser enfrentado apenas com paralisações para resfriamento, mas com o combate à queima de combustíveis fosseis. Algo que o artigo da WWA também menciona, lembrando que riscos climáticos à saúde também estão fora de campo, na “exibição pública dos jogos, nas aglomerações ao ar livre, celebrações e outras formas de participação social associadas ao futebol”. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br