França: 40 pessoas morrem afogadas em meio a onda de calor

Quarenta pessoas se afogaram na França nos últimos dias enquanto tentavam se refrescar para escapar do calor recorde, informou o primeiro-ministro Sébastien Lecomu nesta terça-feira (23), em meio à onda de calor que assola grande parte da Europa. O Reino Unido, a Itália, a Suíça e a Espanha também enfrentam calor extremo, com temperaturas recordes em algumas regiões, prejudicando o funcionamento das escolas e das redes de transporte. A Europa está se aquecendo a um ritmo mais de duas vezes superior à média global, segundo a Organização Meteorológica Mundial, tornando cada vez mais prováveis esses episódios prolongados de calor. Alerta em toda a França Grande parte da França está sob alerta severo de calor e deve registrar hoje temperaturas em torno de 40 graus Celsius, informou a Meteo France, com previsão de temperaturas de até 43 °C em algumas regiões do oeste. O país acaba de registrar sua tarde e noite mais quentes desde o início dos registros, em 1947. Cinquenta e quatro departamentos estão sob alerta vermelho, o que, segundo os meteorologistas, é algo sem precedentes. Por toda a França, as pessoas têm pulado em canais e rios para se refrescar. A ministra do Esporte da França, Marina Ferrari, disse compreender a necessidade de escapar do calor, mas alertou contra nadar em áreas não autorizadas ou perigosas. Falando antes de uma reunião de emergência sobre a onda de calor, Lecornu, disse: “Um triste flagelo no que diz respeito a afogamentos, já que os números mais recentes que acabamos de receber mostram 40 mortes desde 18 de junho, a maioria delas de jovens.” Na segunda-feira (22), as equipes de socorro não conseguiram reanimar duas crianças, de 2 e 4 anos, que foram encontradas inconscientes pela mãe no carro da família, em frente à casa, informou um promotor em Carpentras, no sudeste da França. Atividade empresarial desacelera Em Paris, passageiros enfrentam condições de calor sufocante, após noites sem dormir em apartamentos mal equipados para o calor. Alguns trens foram cancelados, inclusive entre Paris e Bruxelas. Líderes empresariais afirmaram que a economia também é afetada. “A França está funcionando em ritmo lento. As empresas, na medida do possível, estão implementando recomendações para proteger seus funcionários”, disse o presidente da MEDEF, Patrick Martin, à BFM TV. A onda de calor na Europa é causada por um padrão climático conhecido como “bloqueio ômega”, pois assume a forma da letra grega, com uma massa de ar quente no meio e ar mais frio em ambos os lados, fazendo com que as temperaturas subam dia após dia. As ondas de calor e as tempestades estão se intensificando devido às mudanças climáticas, elevando ainda mais as temperaturas e causando mais chuvas. A Meteo France afirmou que as condições atuais são comparáveis à onda de calor de agosto de 2003, que durou 16 dias e resultou em cerca de 80 mil mortes a mais em toda a Europa, segundo a União Europeia (UE). Não se sabe ao certo quanto tempo durará o episódio atual. Na Itália, o Ministério da Saúde emitiu o alerta de nível mais alto para 15 cidades, e as autoridades tomaram medidas para restringir as atividades em alguns setores. Esperam-se tempestades ainda nesta terça-feira sobre os Alpes e os Apeninos, trazendo chuvas fortes, rajadas de vento e granizo. O Reino Unido também está sob o domínio do calor, com o Met Office prevendo temperaturas de até 37°C no sul da Inglaterra nesta terça-feira — potencialmente um novo recorde para junho — antes de subirem ainda mais na quarta (24) e na quinta-feira. Em Londres, tempestades noturnas — parte do mesmo padrão climático instável– causaram mais transtornos, inclusive no Aeroporto de Heathrow. Saiba mais sobre a onda de calor no verão europeu no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil *(Reportagem adicional de Giselada Vagnoni, Sudip Kar-Gupta, Sarah Young, Emma Pinedo, Charlotte Van Campenhout, Mariano Valladolid, Marleen Kasebier, Tom Little e Ilze Filks) *É proibida a reprodução deste conteúdo. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Justiça dos EUA aceita atuação do Brasil em processo contra Moraes

A Justiça dos Estados Unidos aceitou nesta terça-feira (23) pedido para que a Advocacia-Geral da União (AGU) possa atuar no processo movido pelas redes sociais Rumble e Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão suspende a possibilidade de decretação de revelia contra o ministro pela falta de indicação de um defensor para atuar no processo. Na semana passada, a AGU pediu habilitação na ação, que está em andamento na Justiça da Flórida. De acordo com o órgão, a habilitação vai permitir que o Estado brasileiro possa fazer a defesa de sua soberania. Pelo entendimento da AGU, agentes públicos não podem ser alvo direto do Judiciário de outros países sem o consentimento do Estado brasileiro. No processo que tramita nos Estados Unidos, as redes Rumble e Trump Media acusam Moraes de determinar a suspensão de perfis de brasileiros que moram nos Estados Unidos, entre eles o blogueiro Allan dos Santos. As medidas foram determinadas porque os alvos são acusados de ataques antidemocráticos contra o Supremo. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Notificação No mês passado, a Justiça norte-americana determinou que Moraes fosse intimado por e-mail para se defender no processo. A medida foi tomada após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar um pedido do Rumble para notificar Moraes por meio de uma carta rogatória, instrumento jurídico usado para notificar quem mora no exterior. Por lei, cabe ao STJ autorizar esse tipo de procedimento. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
CEO de banco de Edir Macedo facilitou compra de carro de luxo para Val Marchiori; saiba detalhes

Após a deflagração da Operação Miragem, que teve como alvo o banco Digimais, controlado pelo bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, o histórico polêmico de Aldemir Bendine, presidente da instituição financeira, veio à tona. Ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, indicado por Dilma Rousseff para comandar a estatal em 2015, no auge da crise da Lava-Jato, Aldemir foi aprovado pelo Banco Central em dezembro do ano passado, na tentativa de estabilizar a instituição de Edir Macedo. Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular Antes de chegar ao banco do bispo, o ex-presidente do Banco do Brasil teve o seu nome envolvido em uma polêmica com Val Marchiori, acusada de ter sido favorecida por empréstimos concedidos pelo Banco do Brasil quando ele presidia a instituição. Na época, Almir chegou a prestar depoimento na sede da Polícia Federal em São Paulo para prestar esclarecimentos sobre a linha de financiamento disponibilizada pelo BB à empresa de Marchiori, a Torke Empreendimentos. Para a empresa foram liberados cerca de R$ 3 milhões para compra de caminhões. A Torke utilizou R$ 2,79 milhões e, depois, Marchiori entrou com um pedido para usar o restante do crédito no financiamento da compra de um Porsche para uso pessoal. Informações da Folha de São revelaram que, em 2013, o valor emprestado a Val Marchiori pelo Banco do Brasil, subsidiada pelo BNDES, contrariava normas internas dos dois bancos, já que a empresária teria crédito restrito por não apresentar capacidade financeira, além de não ter pago empréstimo anterior ao BB. Em depoimento ao Ministério Público em 2015, o ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo, revelou que Bendine havia dado uma carona para Val Marchiori em um jato a serviço do Banco do Brasil, na época em que era presidente da instituição. Na época, o Banco do Brasil negou que ela estivesse no avião. Fonte: www.bnews.com.br
Governo da Bahia/Sufotur oferece mais de 50 atrações hoje, na véspera de São João, no Pelourinho, Terreiro e Carmo | SECOM

Chambinho do Acordeon, Del Feliz, Dorgival Dantas e Waldonys fazem a poeira subir, hoje (23), na véspera de São João, no Largo do Pelourinho, a partir de 18h. Esse quarteto, que se apresenta em sequência, está entre as mais de 50 atrações musicais dos arraiás juninos do Governo da Bahia, em Salvador, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), no Centro Histórico – Pelourinho, e Terreiro de Jesus e Carmo. E para quem não viajou para a festa no interior da Bahia, ainda tem mais gente boa na sanfona, zabumba e triângulo, a exemplo do Flor Serena, Melaço de Cana, Arreio de Ouro, Edu Casanova, Forró Sobepoeira, Forró Saracura, Fábio Carneirinho, entre outras bandas, cantores e cantoras. *Confira a programação completa* *LARGO DO PELOURINHO*· Chambinho do Acordeon· Del Feliz· Dorgival Dantas· Waldonys· Fábio Carneirinho *PRAÇA TEREZA BATISTA*(PELOURINHO)· Flor Serena· João Almeida· Lucas Queiroz· Liziane Príncipe· Enzo Bruxo· Beth Dias· Beth Nascimento *LARGO DA TIETA*(PELOURINHO)· Thiago Carvalho· TK O Rei do Bar· Melaço de Cana· Leo Balbinote· Lucas Melo· Eline Martins· Marcos Reina *PRAÇA DA ARTES*(PELOURINHO)· Arreio de Ouro· Karolzinha Sanfoneira· Rafinha Asas· Jessica Montez· Bailinho de Quinta· Edu Casanova· Peu do Acordeon *PRAÇA QUINCAS BERRO D’ÁGUA*(PELOURINHO)· Darlison Rodrigues· Aline Ataide· Flaviana Fernandes· Tio Mané· Cuscuz com Leite· Gisele Café· Andre & Mauro *SALA DE REBOCO*(TERREIRO DE JESUS)· Ricardo Buruá· Samuel Cesino· Titto Freitas· Maria Nicoly· Forró Sobepoeira· Aloisio Gomes· Banda Release *CORETO*(TERREIRO DE JESUS)· Kiko Sale· Ruan & Ravena· Gilson Prates· Alcymar Gomes· Zé Araújo· Cid Rocha· Caroline Melo *CARMO*· Gianini Alencar· Forró Saracura· Fábio Carneirinho· Breno Saborear· Fogo Latino Fonte: Ascom/Sufotur Fonte: www.ba.gov.br
Viola de Doze comanda a 22ª edição do Arrasta Pedro com música e ação solidária em Salvador

A 22ª edição do Arrasta Pedro chega mais uma vez unindo música, tradição junina e solidariedade em Salvador. Neste domingo, 28, véspera de São Pedro, a banda Viola de Doze será a responsável por colocar o público para dançar no Largo do Tamarineiro, no bairro do Pau Miúdo, a partir das 15h. Com um repertório marcado pelo samba de roda, o grupo promete transformar o encontro em uma grande celebração popular de bairro. Para além da programação festiva, o Arrasta Pedro também carrega um lado social importante. “É uma festa que já faz parte da história da comunidade e que mistura alegria com solidariedade. A gente sobe no palco sabendo que a música também pode ajudar muita gente”, afirma o vocalista Helon Souza. “O Arrasta Pedro tem uma energia diferente. É aquele tipo de evento que o povo vai para curtir, dançar e também colaborar com a comunidade. A gente fica feliz demais em fazer parte de mais uma edição”, completa o vocalista Menininho. Para participar, o público poderá adquirir a camisa do evento no valor de R$ 20, além da doação de 1 kg de alimento não perecível. As vendas acontecem na sede do Violinha Boa, no Largo do Tamarineiro, e todos os alimentos arrecadados serão destinados a famílias da comunidade. Fonte: informebaiano.com.br
Defesa de Jaques Wagner pede ao STF anulação de buscas da PF

A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) pediu nesta segunda-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da busca e apreensão cumprida pela Polícia Federal (PF) contra o parlamentar. Na semana passada, o senador foi alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que apura as fraudes financeiras provocadas pelo Banco Master. No recurso, a defesa sustenta que o senador “jamais atuou no Congresso para favorecer o Master”. “Prova disso é que a única emenda de sua autoria sobre o tema, apresentada à Medida Provisória 1106/2022, propunha limitar juros e proteger os consumidores, justamente o contrário dos interesses do Banco”, disse a defesa. Sobre os valores em espécie encontrados durante as buscas, o advogado Pablo Domingues afirmou que o dinheiro tem origem lícita e comprovada. “Parte é proveniente de diárias publicamente declaradas pagas pelo Senado para missões no exterior, e outra parte foi adquirida por meio de operações oficiais junto a instituição financeira, com registro regular. Não há nada a ocultar. O próprio Ministério Público Federal já havia considerado prematura a apreensão desses bens”, completou o advogado. O recurso será analisado pelo ministro André Mendonça, relator do caso Master no Supremo. Fonte: informebaiano.com.br
Garoto de 12 anos é atingido após adolescente manusear arma artesanal

Uma arma artesanal encontrada por adolescentes dentro de uma residência terminou com um menino de 12 anos baleado na zona rural de Conceição do Coité, na tarde de segunda-feira (22/06). A vítima foi socorrida, passou por unidades de saúde em Conceição do Coité e Feira de Santana e, nesta terça-feira (23), foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, três adolescentes localizaram a arma no imóvel e começaram a manuseá-la. Um deles chegou a acionar o gatilho apontando o equipamento para o alto, mas não houve disparo. Em seguida, ao abaixar a arma, o artefato disparou e atingiu o garoto, que estava sentado em um sofá a cerca de 10 metros de distância. As informações são do G1 Bahia. O menino sofreu ferimentos no abdômen e na mão esquerda. Após o ocorrido, moradores da localidade prestaram socorro e o encaminharam para atendimento médico. De acordo com a polícia, a arma pertenceria a um homem que atualmente mora em outro estado e teria deixado o equipamento na residência da família. O proprietário da arma e o adolescente que a manuseava não foram localizados. O artefato foi apreendido e será encaminhado à Delegacia Territorial de Conceição do Coité. O caso é investigado pela Polícia Civil. Fonte: informebaiano.com.br
Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira (24), à Câmara dos Deputados, um projeto de lei (PL) para aumentar o limite de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs), atualmente fixado em R$ 81 mil de receita anual, ou R$ 6.750 ao mês. A medida deve elevar também o limite de contratados pelo MEI para, pelo menos, dois funcionários. Hoje, o limite é de um funcionário com carteira assinada. O ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, afirmou que o governo está em processo de construção da proposta de mudanças para os MEIs. “Será encaminhado ao Congresso [projeto] alterando o limite do MEI que vai beneficiar os microempreendedores de todo o país. Será uma conquista enorme para os pequenos empreendedores”, disse, em rede social. O governo tem argumentado que o teto do MEI está sem reajuste há anos, o que prejudica o desenvolvimento dos negócios. O último reajuste ocorreu em janeiro de 2018. Nesta terça-feira (22), Guimarães se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, para discutir a tramitação da matéria. Motta afirmou que o texto deve ser discutido em comissão especial antes de seguir ao plenário. Segundo ele, o texto do Executivo chega à Casa amanhã. “Estamos buscando um texto que garanta o equilíbrio fiscal e atenda a necessidade dos microempreendedores”, disse. Os trabalhadores autônomos que conseguem se enquadrar nos limites de faturamento do MEI têm vantagens em relação a tributos e encargos previdenciários. Se o faturamento superar o teto atual de R$ 81 mil anual, o autônomo passa a ser enquadrado como microempresário (ME), sendo tributado pelo regime do Simples Nacional. Comissão da CâmaraNa Câmara, já há uma comissão especial que discute o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108 de 2021, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), aprovado no Senado. O projeto propõe aumentar o teto de receita do MEI para R$ 130 mil, além de prever mudanças no regime do Simples Nacional. Fonte: informebaiano.com.br
Lesão de Raphinha preocupa Seleção Brasileira e atacante deve desfalcar equipe na Copa

A Seleção Brasileira ganhou uma preocupação importante para a sequência da Copa do Mundo. Exames realizados neste sábado (20) confirmaram uma lesão muscular na região posterior da coxa direita de Raphinha, que deve ficar fora dos próximos compromissos da equipe comandada por Carlo Ancelotti. Em comunicado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o atacante iniciou tratamento intensivo e seguirá sendo acompanhado pelo departamento médico da Seleção, mas não divulgou um prazo para retorno. “O atleta Raphinha passou, neste sábado, por exame de imagem que confirmou lesão muscular na região posterior da coxa direita. O jogador seguirá um protocolo de tratamento intensivo, acompanhado pela equipe médica da Seleção Brasileira, visando sua recuperação e retorno às atividades no menor tempo possível”, informou a entidade. Apesar da confirmação da lesão, a avaliação interna é de que o problema não seja considerado grave. Segundo informações divulgadas pelo ge, o exame apontou um quadro recente, ainda com edema e inchaço na região afetada, o que dificulta uma previsão mais precisa sobre o tempo de recuperação. A expectativa nos bastidores da Seleção é que Raphinha tenha condições de retornar a partir das oitavas de final. Com isso, o camisa 11 deve desfalcar o Brasil na partida contra a Escócia, marcada para a próxima quarta-feira (24), além do confronto da fase de 16 avos de final. O atacante sentiu o problema durante a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na sexta-feira, na Filadélfia. Ele deixou o gramado ainda no primeiro tempo após sentir dores em uma arrancada que resultou no segundo gol brasileiro. Raphinha sinalizou imediatamente para substituição e foi substituído por Rayan. A nova contusão aumenta a preocupação em torno do histórico recente do jogador. Esta foi a quarta lesão na região posterior da coxa sofrida pelo atacante em um intervalo de um ano. Na última temporada pelo Barcelona, ele ficou mais de três meses afastado e perdeu 23 partidas por problemas físicos. Caso a recuperação não aconteça a tempo, Carlo Ancelotti terá de buscar alternativas dentro do elenco já inscrito no Mundial. Pelas regras da Fifa, mudanças na lista de convocados só poderiam ser feitas até 24 horas antes da estreia da Seleção na competição. Entre as opções para o setor, Rayan, Endrick e Luiz Henrique aparecem como candidatos a assumir a vaga pelo lado direito do ataque. Fonte: informebaiano.com.br
Comissão aprova redução gradual de microplásticos em cosméticos e itens de higiene – Notícias

23/06/2026 – 13:42 Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Marcelo Queiroz é o relator da proposta A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6714/25, que estabelece a redução gradual e a futura eliminação de microplásticos em cosméticos e produtos de higiene pessoal produzidos ou vendidos no Brasil. A proposta é do deputado Amom Mandel (Republicanos-AM). A meta é reduzir o uso dessas partículas em 30% em até 36 meses após a publicação da lei, atingindo 60% em 60 meses e 90% em 84 meses. A eliminação total deverá ocorrer em até 10 anos. Esse cronograma poderá ser revisto caso as empresas comprovem que não há insumos alternativos seguros ou se a substituição causar impactos ambientais ainda mais graves. A proposta foi aprovada por recomendação do relator, deputado Marcelo Queiroz (PSDB-RJ). “Trata-se de um caso clássico de geração de externalidades negativas por um setor produtivo ou econômico”, afirmou. “Nesses casos, uma das soluções recomendadas é justamente que o Poder Público atue de forma a regulamentar ou mesmo proibir as atividades”. DefiniçãoO projeto define microplásticos como partículas sólidas sintéticas, de origem petroquímica, que não se dissolvem na água e medem menos de cinco milímetros. Essas partículas são frequentemente adicionadas a produtos para funções de esfoliação, de limpeza ou para alterar a textura do cosmético. Ao apresentar o projeto, Amom Mandel destacou que esses materiais são um dos principais vetores de poluição dos rios e dos ambientes costeiros atualmente. Próximos passosO projeto tramita em caráter conclusivo e ainda deve ser analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Reportagem – Noéli NobreEdição – Rachel Librelon Fonte: www.camara.leg.br
BC: “melhores práticas” recomendam não reagir a choques de oferta

A piora no cenário para a inflação não impediu o Banco Central (BC) de manter o ciclo de redução dos juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) justificou o corte na taxa básica de juros, a Selic, sob a perspectiva de que as “melhores práticas” de política monetária recomendam não reagir integralmente a variações de preços geradas por choques de oferta, que são eventos inesperados. A decisão consta na ata da última reunião, divulgada nesta terça-feira (23). No encontro, na semana passada, o colegiado cortou a Selic em 0,25 ponto percentual, passando de 14,5% ao ano para 14,25% ao ano – o terceiro corte consecutivo desde março. De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. De acordo com o documento, essas flutuações de preços envolvem incertezas relevantes, em especial, as pressões do conflito armado no Oriente Médio sobre os preços globais de petróleo e combustíveis, bem como os impactos climáticos ainda em projeção do fenômeno El Niño. “No cenário atual, caracterizado por forte aumento da incerteza, o comitê reafirma serenidade e cautela na condução da política monetária, de forma que os passos futuros do processo de calibração da taxa básica de juros possam incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo”, diz a ata. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Inflação oficial Em maio, o preço dos alimentos pressionou a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou em 0,58%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 4,72%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já fora da meta de inflação, que pode variar de 1,5% a 4,5%. Na ata, a autoridade monetária pontuou que o atual cenário inflacionário de curto prazo é desafiador e tem sido pressionado por leituras mais altas do IPCA corrente. Contudo, o BC enfatizou que a adoção de trajetórias de Selic menos discrepantes em relação às previstas pelos analistas de mercado é mais adequada por evitar a indução de volatilidade excessiva nos preços dos ativos financeiros e nos agregados macroeconômicos. A previsão do mercado financeiro para o IPCA está em 5,33% este ano e 4,15% em 2027. Durante o encontro, o Copom debateu simulações que contemplavam diferentes combinações de momentos de pausa e retomada do ciclo de juros. Nessas projeções, trajetórias alternativas mostraram menor flutuação de produto e revelaram-se compatíveis com uma suavização macroeconômica, garantindo a convergência da inflação para o centro da meta no primeiro trimestre de 2028, que passou a ser o horizonte relevante oficial do BC. Apesar da flexibilização gradual, a ata reafirma uma postura de firme cautela. Diante da resiliência da atividade econômica doméstica, que continua surpreendendo positivamente e dificultando a desaceleração da inflação de serviços, os diretores indicaram que os passos futuros da taxa de juros serão ajustados a depender dos novos dados econômicos. “No contexto atual de incerteza em níveis historicamente elevados, com riscos assimétricos na direção altista para os preços, o Comitê reitera que a magnitude do ciclo de calibração será ajustada à luz da evolução do cenário, de forma a assegurar a convergência da inflação à meta”, diz o BC. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar Escócia

A seleção brasileira finalizou, na manhã desta terça-feira (23), os preparativos para o último jogo pelo Grupo C da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Escócia, em Miami. A última atividade no Columbia Park, o centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey, antes da partida, contou com 25 dos 26 convocados por Carlo Ancelotti. O atacante Raphinha, com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, a mesma que o afastou dos gramados por quase dois meses no começo do ano, foi a única ausência. O goleiro Alisson, poupado por controle de carga na segunda-feira (22), trabalhou normalmente com o grupo. Pelo terceiro dia consecutivo, Neymar treinou sem restrições junto dos companheiros durante os 15 minutos de atividade a que a imprensa teve acesso. A expectativa é que o atacante seja relacionado pela primeira vez nesta Copa. Recuperado de uma lesão grau na panturrilha direita, o camisa 10 não atua desde o dia 17 de maio, na derrota do Santos para o Coritiba, por 3 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, Ancelotti não deu pistas à imprensa de qual time vai a campo diante da Escócia. Em relação à equipe que venceu o Haiti por 3 a 0 na sexta-feira (19), na Filadélfia, pelo menos uma troca terá de ser feita, devido à lesão de Raphinha. Acostumados ao lado direito do ataque, Rayan e Luiz Henrique são os favoritos. Apesar da preferência pela outra ponta, o também atacante Gabriel Martinelli, que é destro, já foi usado por ali pelo técnico em um amistoso contra a França, em março deste ano. Aliás, o jogador do Arsenal, da Inglaterra, se colocou à disposição do italiano, em entrevista coletiva na segunda-feira. Carlo Ancelotti não deu pistas à imprensa de qual time vai a campo diante da Escócia – Foto: Reuters/Vincent Carchietta/proibida reprodução Pensando na próxima fase, há, ainda, a possibilidade de que dois titulares sejam preservados: Douglas Santos e Casemiro. O lateral-esquerdo e o volante estão pendurados. Se receberem um novo cartão amarelo contra a Escócia, ficam fora do primeiro jogo do mata-mata. Caso Ancelotti os poupe, as opções imediatas são Alex Sandro e Fabinho, respectivamente. A delegação do Brasil viaja ainda nesta terça para Miami. A partir das 20h15, já no palco da partida de quarta, Ancelotti e mais um jogador concederão entrevista coletiva. A seleção brasileira lidera o Grupo C com os mesmos quatro pontos de Marrocos, mas fica à frente pelo saldo de gols (três a um). A Escócia figura em terceiro, com três pontos, enquanto o Haiti, eliminado, ainda não pontuou. A equipe verde e amarela quer finalizar a primeira fase na ponta para seguir baseada em Nova Jersey no mata-mata. Nesse cenário, a caminhada até uma eventual decisão será toda nos Estados Unidos. Caso fique em segundo lugar, a delegação brasileira terá de ser “itinerante”, já que o compromisso pelos 16 avos de final seria em Monterrey, no México. Aí avançando, o duelo seguinte (oitavas de final) volta para território norte-americano. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br